O marketing de relacionamento consiste em uma estratégia comercial utilizada para conquistar, aproximar e atrair o público, a fim de fidelizar clientes e também atrair possíveis leads. Fazendo com que ambos se tornem clientes fiéis da marca a longo prazo. Em que são utilizadas estratégias específicas para que isso aconteça, como por exemplo, oferecer um novo serviço ou um serviço diferenciado, notificá-lo de um jeito único sobre determinado produto/serviço em que o mesmo já tenha mostrado um certo interesse, cupons de desconto, entre outros. Em que essas técnicas podem ser disparadas por meio de e-mail marketing, WhatsApp, pesquisas de satisfação, redes sociais, entre outros.
Basicamente a função é mostrar para o cliente que a marca se interessa com as suas necessidades e interesses, de maneira mais leve e humanizada, mas sempre acompanhando os seus interesses e dores. Além disso, essas técnicas criam uma relação duradoura entre cliente e marca, englobando tópicos como:
• Automação de marketing;
• Aumento das vendas;
• Aumento da credibilidade da marca;
• Contato com o público em diferentes canais de comunicação;
• Fidelização e criação de autoridade no mercado;
• Humanização da marca.
Outro grande benefício do marketing de relacionamento é se tornar referência no mercado, com base as boas experiências que os consumidores tiveram com a marca, onde isso ocorre por meio do relacionamento criado entre ambos, ou seja, o feedback que o consumidor passa ao próximo ou divulga em suas redes é muito importante para o reconhecimento e credibilidade da empresa.
Portanto, implementar o marketing de relacionamento em sua empresa é uma estratégia para se destacar no mercado, construindo uma base sólida na relação entre os clientes, por meio online e offline. Uma ótima maneira de manter esse relacionamento com o cliente é sempre manter a interação, seja a interação das redes sociais, participação das campanhas, pedir para que o cliente indique determinado produto/serviço, relate seu feedback, entre outros.
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